Por que utilizá-lo?

1.Antes de tudo o Linux é gratuito. Você não é obrigado a pagar para adquiri-lo, podendo utilizá-lo de maneira gratuita, sem qualquer ônus. Os aplicativos também são gratuitos e você não incorre na obrigação de fazer pirataria.

2.O usuário tem a liberdade de gravar, copiar e distribuir as distribuições sem burlar leis. Mas o melhor é que o usuário pode ter acesso ao código fonte e ter a liberdade de estudá-lo e alterá-lo as suas necessidades. Caso o usuário tenha sucesso nas alterações, uma nova distribuição poderá ser lançada no mercado.

3.Segurança e estabilidade. O Linux não corre o risco de pegar vírus, devido ao seu sistema de arquivos ser diferenciado dos concorrentes. O ciclo de desenvolvimento é mais rápido e atualizações de segurança são feitos de maneira automática. A maioria dos servidores web hoje em dia, utilizam o Linux pela sua estabilidade. Você por acaso já ouviu falar de algum servidor Linux que tenha causado um acidente?

4.Você pode utilizar Linux em computadores arcaicos e com pouca memória Ram.

5.O usuário pode optar por uma grande variedade de distribuições, que será feita de acordo com as suas necessidades. Versões para usuários leigos, intermediários e avançados estão disponíveis para download gratuito. Se o mesmo optar por uma distribuição com uma interface gráfica, ele também poderá escolher várias opções de uma delas. O Linux suporta várias interfaces gráficas, sendo as mais utilizadas o ambiente KDE e o GNOME.

6.Sua atualização é simples ao contrário do que usuários, que nunca o utilizaram, falam. Por acaso quando você precisa fazer um upgrade do Windows, o que você faz? Fazer um upgrade no sistema e em alguns casos mudar de máquina.

7.O suporte é comunitário. Você não necessita pagar um técnico ou esperar várias horas para que o suporte receba seu mail e descubra o que aconteceu com seu sistema. Nas listas de discussões na internet você sempre encontra soluções para qualquer problema que possa ocorrer.

8.Ao instalar o sistema o mesmo já vem acompanhado de uma grande variedade de aplicativos. Se o usuário precisar de algum software específico que não tenha sido instalado ele poderá baixa-lo dos chamados repositórios. Eles são divididos em seções facilitando a vida dos usuários. As seções podem incluir: programas matemáticos, bancos de dados, editores de texto, editores de vídeo, editores de imagens, linguagens de programação, jogos, aplicativos para escritórios, aplicativos de redes, aplicativos para internet e tudo mais que você imaginar.

9.Grande variedade de opções. Se por acaso você baixou um aplicativo em determinada área, por exemplo, um editor de vídeo e não ficou satisfeito, basta você procurar outras opções. Se você não tem ideia do que utilizar, procure sempre pesquisar nas listas de discussões o que existirão indicações da comunidade.

10.Maior rapidez. Seu sistema é menos pesado e seu ambiente gráfico é bem mais leve do que o concorrente tornando-o mais veloz.

11.Eficiência no quesito de redes. O Linux é largamente utilizado em servidores de redes, suportando uma grande variedade de protocolos. Algumas distribuições são tem as redes como foco principal, tendo como principal característica o quesito segurança, é o caso do Debian.

12.Apesar do que as más línguas falam, o Linux é de fácil instalação. Através de uma interface gráfica intuitiva o usuário instala o sistema de maneira mais rápida do que os concorrentes, além do sistema oferecer suporte em dezenas de idiomas. Mesmo que você der a ‘sorte’ de ir morar no Irã, o Linux terá suporte ao Farsi.

13.Flexibilidade de customizar o sistema como o usuário necessita e o que ele realmente irá utilizar.

14.Emuladores de programas Windows. Se você quiser instalar um software para Windows no ambiente Linux, poderá fazê-lo sem problemas. Basta o usuário instalar um programa chamado “wine”, um emulador que admite aplicativos do concorrente.

15.Ao instalar o sistema o Linux já traz uma infinidade de drivers. O usuário não precisa ficar inserindo cd’s ou baixando drivers na internet e nem mesmo necessita reinicializar o sistema para que as mudanças tenham efeito.

16.O Linux permite que vários usuários estejam conectados ao sistema ao mesmo tempo.


Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Idiomas

Últimos Artigos