+ Populares

1-MINT
Uma distribuição feita na Irlanda vem desbancando todas as outras distros, inclusive o Ubuntu, até então o mais popular. Lançado no mercado em 27 de setembro de 2006, o Mint é baseado no Ubuntu tendo como foco principal a usabilidade. É de fácil utilização, tornando um grande atrativo para usuários iniciantes. Possui uma grande quantidade de ferramentas gráficas para configurações e instalações de aplicativos.

2-UBUNTU
Sua primeira versão saiu em outubro de 2004. Desde então tornou-se a distribuição mais popular , devido principalmente a sua facilidade de uso. Tem origem na África do Sul e é baseado no Debian. De acordo com o site distrowatch.com o Ubuntu vem perdendo terreno para uma nova distribuição surgida no ano de 2006. Possui algumas versões derivadas que utilizam outras interfaces gráficas e uma voltada exclusivamente para o uso em escolas (Edubuntu).

3-DEBIAN
É considerada a distribuição mais testada e segura de todas, tornando-se assim ideal para redes. O projeto Debian surgiu em 16 de agosto de 1993 e tem como foco os usuários mais experientes. Mantido por uma comunidade não comercial de colaboradores ao redor do mundo é a quarta distribuição mais utilizada no mundo. No quesito de servidores o Debian é líder em utilizações. Os codinomes de suas versões são baseados nos personagens do desenho animado Toy Story. Várias distribuições comerciais são baseadas no Debian, incluindo o Ubuntu e o famoso Lindows, que depois de um processo em terras americanas teve que alterar o seu nome para Linspire.

4-FEDORA
O projeto Fedora veio da distribuição mais popular até meados dos anos 90. A americana Red Hat era líder no segmento de distribuições Linux até a sua versão 9.0. Em 2003 a empresa decidiu optar pelo mercado corporativo, cobrando o sistema e visando o mercado de servidores, e decidiu lançar uma continuação gratuita voltada para a comunidade: o Fedora. A primeira versão estável foi lançada em março de 2004.

5-OPEN SUSE
Originou-se na Alemanha quando era chamada de Suse. Em janeiro de 2004 a Novell adquiriu a marca dando início ao Open Suse. É considerada uma das distribuições mais bem documentadas do mundo Linux.

6-ARCH LINUX
Distribuição originária do Canadá é voltada para usuários intermediários e avançados. Foi lançado em 11 de março de 2002 e sua filosofia se baseia na não utilização de ferramentas de configuração. Isso exige um bom conhecimento para a instalação e configuração inicial.

7-SLACKWARE
É a distribuição mais antiga, ainda viva, no mundo Linux. Teve sua origem em 16 de julho de 1993 e um de seus objetivos é manter-se fiel ao UNIX sendo bem estruturado e organizado para administradores e profissionais acadêmicos. É considerado por muitos especialistas como a distribuição mais difícil do mundo Linux.

8-MANDRIVA
Iniciou suas atividades em 7 de abril de 2005, porém já tinha história antes disto. A Mandriva é resultado da fusão de duas grandes distribuições. A francesa Mandrake e a brasileira Conectiva. Possui um centro de desenvolvimento na cidade de Curitiba, antiga sede da Conectiva, no Paraná. A Conectiva teve suas atividades iniciadas em 1997 com o lançamento da versão Parolin 1.0. Já a Mandrake iniciou-se em 1998.

9-REDHAT
Lançado em maio de 1995 é hoje líder de mercado em seu país de origem, os Estados Unidos. A distribuição se tornou popular rapidamente e chegou a liderar o ranking mundial de distribuições mais utilizadas. Porém quando todos esperavam ansiosamente pelo lançamento da versão 9.1 ou 10.0 a Red Hat descontinuou seu produto e passou a vendê-lo mirando o mercado corporativo. As vendas despencaram e só obtiveram sucesso no próprio país de origem. Para manter uma versão gratuita para a comunidade a Red Hat lançou o projeto Fedora.


Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Idiomas

Últimos Artigos

%d blogueiros gostam disto: