you're reading...
Brasil, Esportes, Música

Órfãos do Blues


O mundo perdeu na semana retrasada o genial B.B.King. O melhor exemplo do blues nos deixou devido a uma série de AVCs decorrentes da diabetes do tipo 2, da qual o músico era portador. Lembro-me do filme Rattle and Hum do U2, da qual King tem uma participação na bela “When love come to the town”. Assisti a película, na época, em um cinema na cidade de Recife na companhia da minha querida e velha irmã. Eu queria pular na cadeira ao som da dupla mas o esporro inconfundível me proibia: – ‘mininooooo.’


A confusão protagonizada pelos torcedores da organizada “La boca” no estádio da Bombonera, foi mais um triste capítulo do futebol argentino. Nos brasileiros que reclamamos das nossas organizadas que praticam atos de violência todos os anos não imaginamos que nossos problemas perto dos nossos hermanos são bem pequenos. Na Argentina as organizadas são verdadeiras máfias e a confusão durante o jogo da libertadores parece ter tido conotação política. Ainda bem que a Comembol puniu o clube portenho, mas falta credibilidade à entidade, afinal a pressão foi muito grande para que alguma atitude fosse tomada. Aliás isso já deveria ter sido feito na época da morte do garoto boliviano, vitimado por um sinalizador.


A piada da hora na internet devido as confusões no estádio La Bombonera é que Boca e River teriam sido punidos pelos tumultos em Buenos Aires. O Cruzeiro, que aguardava o vencedor do jogo, faria o primeiro jogo no Mineirão e decidiria a vaga na segunda partida no Maracanã. O Fluminense jogava por dois resultados iguais.


Na semana que se inicia foi postado em uma rede social, um vídeo na qual mostraria supostamente, a recepção do assassino do médico da Lagoa em uma unidade de detenção. Em um dos comentários é afirmado que o garoto é na verdade o responsável pela morte de um menino no município de Duque de Caxias, baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Mas o que pretendo é falar sobre o vídeo. O rapaz é barbaramente espancado durante o quase minuto de duração. Depois de tomar vários tapas e socos o agredido desaba no chão em prantos pedindo que cessem a violência. É então que um dos detentos desfere um pontapé na cara do rapaz. O vídeo dura um pouco mais e acaba com o rapaz ainda caído e sendo agredido.
Uma das coisas que me espantou nas cenas foram os comentários odiosos destinados ao rapaz. Não vou defender bandido, pois acho que se o sujeito cometeu um crime ele tem que pagar pelo que fez. Mas fico imaginando o perfil de uma grande maioria destas pessoas. Muitos não tiveram o amor dos país, muitos nasceram e conviveram com a violência os cercando durante suas miseráveis vidas, muitos são esculachados pelos próprios pais desde pequenos e nunca conheceram o significado da palavra amor. O que uma pessoa criada desta maneira pode oferecer ? Não me venham com essa história de que o rapaz não teve uma oportunidade porque não quis. É muito fácil nos darmos esta desculpa, afinal nascemos de famílias estruturadas, recebemos amor e carinho dos nossos pais desde pequenos, nunca convivemos com pais espancando mães, com pais trocando tiros com polícia, com pais matando rivais entre outros. Volto a citar um maluco beleza que vivia na minha cidade natal há anos atrás. O rapaz escrevia nas pilastras dos viadutos poemas que começavam quase sempre com os dizeres: “Gentileza gera gentileza”. No caso destas pessoas o ódio não pode gerar outra coisa a não ser o próprio ódio. O grande culpado é o estado que deveria proteger estas pessoas e investir ao menos na educação para tentarmos mudar o rumo. Enquanto isso não acontecer, filhos de pais odiosos continuarão nascendo e a violência nas cidades continuarão.


E a vecchia signora sagrou-se campeã da copa da Itália ao derrotar a Lazio na capital romana. O título foi conquistado na prorrogação com um gol do atabalhoado Matri. A conquista dá uma certa moral à Juventus que pode viajar para Berlin na próxima semana com um pouco mais de confiança para enfrentar os melhores do mundo. A Juve agora torna-se a maior vencedora dos dois torneios da velha bota, dez conquistas da copa da Itália e 32 scudettos, e ganha uma estrela de prata na nova camisa.


E não é que o “profexó” foi mandado embora? O rapaz conseguiu tirar o Mengo da zona da ‘confuxão’ no ano passado mas depois foi infeliz. O time perdeu de maneira absurda a vaga na final da copa do Brasil depois de levar uma sonora goleada por 4 a 0 para o Atlético Mineiro. A equipe deveria ter sido precavida pelo técnico, visto que o Corinthians passará pela mesma situação semanas antes. Durante o jogo o técnico escalou mal e fez substituições que deixaram a equipe pior. No estadual o Mengo não apresentou padrão de jogo e perdeu o titulo da taça Guanabara ao empatar na última rodada com o rebaixado Duque de Caxias. Foi eliminado do carioca ao perder para o Vasco jogando muito mal, teve tempo para se preparar para o brasileirão e até a terceira rodada não havia apresentado nenhuma evolução. Luxa junta-se a Felipão na lista dos desempregados no inicio do campeonato e mais uma vez eu questiono. Não esta na hora desta turma passar uma temporada na Europa reciclando-se?


TROFÉU VAI TOMAR UM UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
Para os técnicos brasileiros que insistem em não admitir que estão superados há tempos.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Idiomas

Últimos Artigos

%d blogueiros gostam disto: