you're reading...
Brasil, Esportes, Música, Mundo

Simplesmente Turing


No último sábado presenteei-me com algo que estava guardado desde o início do mês. Estava esperando uma noite que pudesse compartilhar com minha esposa e que o sono não tirasse a mínima atenção deste espectador.
Conheci Alan Turing ainda na faculdade, através de um grande parceiro. Tão logo comecei a ler sobre o jovem, tornei-me um fã incondicional do britânico. No último fim de semana finalmente consegui assistir “O jogo da imitação”, o filme que conta um pouco da vida do brilhante matemático. Em minhas aulas de “introdução à informática” eu já falava com emoção desta figura tão emblemática e importante na área de computação. Um breve resumo de sua vida para que os alunos pudessem saber da sua existência e de sua triste história.
Em sua breve passagem pela humanidade, Turing nos deu o projeto “Colossus”, formalizou conceitos de algoritmos, foi pioneiro no conceito da inteligência artificial e na ciência da computação e criou a “máquina de Turing”, um conceito de uma máquina que até hoje é adotada na criação de computadores além de valiosas contribuições na lógica.
Seu principal projeto porém foi o envolvimento no projeto secreto desenvolvido pelos militares britânicos, para quebrar os códigos da máquina de criptografia “Enigma”. Os alemães haviam criado uma máquina que codificavam suas mensagens na qual eram repassadas por sinal de rádio para suas frotas. O sinal era captado por qualquer pessoa que tivesse o mínimo conhecimento de eletrônica, porém com os sinais criptografados os aliados não faziam ideia do que as mensagens significavam. O resultado era o afundamento de milhões de toneladas (e as perdas de vidas) em cargas no mar do norte, que vinham dos Estados Unidos para socorrer os ingleses.
O filme não mostra muitos detalhes da morte do rapaz. Na época o homossexualismo era considerada crime (e ainda falam de Hitler!) e a opção sexual de Turing oi descoberta. Condenado, o gênio optou a fazer tratamento hormonal do que ser preso. A tentativa de cura incluiu hormônios femininos e castração química. A condenação teve efeitos humilhantes, fazendo crescer seios em seu corpo.
Turing foi achado morto em 8 de junho de 1954. A causa morte foi envenenamento por cianeto. Muitas dúvidas pairam até hoje se o que ocorreu foi um acidente ou um caso de suicídio. A teoria mais aceita é que Turing teria injetado cianeto em uma maçã, guardado a fruta na geladeira e a consumido horas mais tarde. Na cena da morte, uma maçã mordida pela metade foi localizada próxima ao corpo, porém nenhum exame foi realizado para confirmar as suspeitas. Para reforçar essa teoria pessoas próximas confirmaram que Turing ficara marcado em sua infância ao ouvir a história da Branca de Neve. O matemático teria um prazer mórbido ao ver a cena da bruxa mergulhando a maçã em veneno no conto.
Turing nos deixou poucos dias antes de completar 42 anos e com certeza a humanidade perdeu muitas contribuições que o britânico ainda poderia nos brindar.


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, defende uma candidatura própria do seu partido, o PMDB ao planalto em 2018. Com muita “humildade” o rapaz não descartou que o candidato peemedebista à sucessão presidencial seja ele mesmo. Paes confia no sucesso das olimpíadas em solo carioca para que seu nome ganhe força dentro dos círculos do partido. Depois não sabem porque a população carioca o apelidou de “Paespalho”.


Que coisa chata essa nova mania nas redes sociais de boicote a rede bobo de televisão. As pessoas reclamam de uma nova novela na qual duas atrizes de certa idade teriam trocado um beijo no primeiro capítulo. A campanha fala dos bons costumes e de atentados a família brasileira. Na minha casa a rede bobo passa longe, nunca foi unanimidade e a cada dia o ibope caseiro despenca mais. As poucas vezes que eu sintonizo a emissora é para acompanhar algum jogo do meu clube de coração. Isso se no resto da grade não tiver algo bem mais interessante para assistir (afinal depois dos 7×1 tá complicado acompanhar futebol) e a mesma partida não estiver sendo exibida na Bandeirantes. Não assisto essas porcarias mas também não perco tempo fazendo campanhas bobas em redes sociais. O controle remoto existe justamente para o cidadão livre optar pelo canal que deve assistir. Não quer ver as coroas trocando saliva, então troca de canal. Vai para o Discovery ou o History channel que tem coisas muito mais interessantes por lá.


O festival de Lollapalooza, bem fraquinho na minha modesta opinião, teve seu ponto alto com ninguém menos do que Robert Plant. O ex-vocalista da lendária banda Led Zeppelin deu uma aula de rock ao público presente dando uma canja de vários clássicos do Zepp, incluindo: Going to California, Black dog e Whole lotta love. A voz é claro não é a mesma mas Plant continua a demonstrar porque é considerado um dos melhores vocalistas de todos os tempos. Os fãs do bom e velho rock agradecem.


Em amistoso realizado em Paris, o Brasil derrotou a seleção da casa pelo placar de 3×1. Antes da copa do mundo eu mal acompanhava amistosos da seleção. Vamos ser sinceros: Depois dos 7×1 será que alguém ainda perde tempo em assistir isso?


Admito que queimei minha língua. Não é que o hermano Carlitos Tevez está comendo a bola? A Juventus atropelou o Borussia pela liga dos campeões da Europa e agora enfrentará o Monaco, jogando a primeira partida em seu território fazendo a decisão da vaga em solo francês. Como se não bastasse o golaço marcado em Dortmund, o argentino voltou a brilhar com um belo gol contra o Genova, pelo campeonato italiano no último domingo. A vecchia signora mantem os catorze pontos de vantagem sobre a Roma. Já a equipe da capital voltou a vencer, depois de um longo e tenebroso período. A segunda colocada bateu o Siena pela contagem mínima. Faltando dez rodadas para o término do cálcio a pergunta agora é: em que rodada será oficializado o tetra?


TROFÉU VAI TOMAR UM UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
Para a mais poderosa nação do planeta. A matança na Nigéria, perpetuada pelo grupo de malucos, continua e ninguém toma uma providência. Porque será heim tio sam? Não tem nada de valor ou de interesse para vocês não é?

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “Simplesmente Turing

  1. Excelente crítica ao filme “O JOGO DA IMITAÇÃO”. Assisti a este filme na semana do Oscar e me encantei. Filmaço! Abraço, Luciana.

    Publicado por Luciana Ramos | março 30, 2015, 1:36 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Idiomas

Últimos Artigos

%d blogueiros gostam disto: