you're reading...
Brasil, Esportes, Política

Acorda Brasil !



O que realmente existe por trás dos protestos que tem varrido vários estados brasileiros? Se realizássemos uma análise detalhada e com todas as possibilidades causais, provavelmente levaríamos dias de debates e um simples blog seria muito pouco para emitir quaisquer outras opiniões. Particularmente não creio que essa onda de manifestações tenha sido por causa dos 20 centavos, mesmo sabendo que R$9,60 por mês a mais para um trabalhador que ganhe um salário mínimo pesará consideravelmente em seu orçamento mensal. Penso que o mais provável, e espero que tenha razão, é que o povão esperou um grande acontecimento, como a copa das confederações, que projetasse o Brasil no mundo, para que todos saibam que nós também temos os nossos problemas, mas a nossa paciência esgotou-se há muito tempo. Outras fontes vindas da polícia federal indicam que as manifestações teriam sido ordenadas pelo PSOL, teoria que não acredito muito. Nas próximas semanas teremos uma melhor noção da verdade.


A nação vem sendo saqueada há vários anos por políticos inescrupulosos, que aproveitam-se de seus cargos para cometeram todos os tipos de armações e falcatruas. A população abandonada enfrenta todos os tipos de problemas: aumento da violência, um judiciário arcaico com leis que parecem apenas garantir a proteção dos infratores, falta de saúde com hospitais que mais parecem depósitos de lixo humano, educação caótica e ineficaz. Casos recentes têm deixado a população revoltada, e apenas para citarmos alguns exemplos temos: a dentista que foi queimada viva em São Paulo por causa de 30 reais; jovens que ficam órfãos de seus pais porque foram assassinados por menores de idade devido a roubos banais (celulares); planos de saúde que não funcionam e hoje em dia nada mais são do que uma espécie de SUS pago (isso por que não estou citando os hospitais públicos onde a vida não tem valor e o descaso é constante); exemplos como o prefeito da cidade de Juazeiro do Norte que diminuiu os salários dos professores, que já não é lá essas coisas, em 25% com a ajuda da câmara da cidade; a farra promovida pela copa do mundo e as olimpíadas, quando dinheiro público, do nosso bolso está sendo investido de maneira irresponsável e a corrupção provocada pelo governo do PT que assola o país. No nordeste, onde atualmente resido, a seca tem sido uma das mais duras dos últimos anos, a irrigação anda a passos de tartaruga e o governo investe bilhões nas construções de estádios. Obras como a do Mané Garrincha em Brasília, cidade que virou símbolo de corrupção. Talvez JK nunca tenha imaginado que seu projeto megalomaníaco e sua obra faraônica se tornariam sinônimo de picaretagens. A arena Pantanal e a arena Amazônia da qual seus respectivos estados tem um campeonato estadual fraco e seus times não conseguem colocar 10 mil pessoas, fora raras exceções. Esses estádios serão elefantes brancos após a copa. Para o leitor que não tem noção do que seja isso, imagine pegar quase 1 bilhão de reais e queimá-los em uma grande fogueira.


Como se tudo isso não fosse suficiente, assistimos pelos grandes meios de comunicação, deputados carregando grandes quantidades de dinheiro em suas cuecas e meias. Vemos deputados rezando e agradecendo a DEUS pelo dinheiro ganho em uma picaretagem. Somos obrigados a aturar o senhor Paulo Maluf dando entrevistas, sorridente nos fazendo de trouxas, enquanto a Interpol tem mandados de prisão para este grande político. Ao vermos a decadência a e pobreza do estado do Maranhão enquanto a família Sarney manda e desmanda em praticamente todo território maranhense. Engolimos com dificuldades a eleição do senador Renan Calheiros ao cargo de presidente do senado e agora temos um pastor mal preparado para ocupar um posto de presidente da comissão de direitos humanos. E para completar o nosso desespero, o PT o partido da quais todos acreditavam um pouco mais, simplesmente faz vista grossa a maior incidência de acusações de saques contra a nação.


Durante as manifestações, não lembro a cidade, um rapaz aflorado pela exaltação da sua juventude foi entrevistado pelo repórter e apenas gritou:
– a revolução começou!
Eu realmente gostaria que isso ocorresse não necessariamente do jeito imaginado pelo garoto carregado pela emoção. Não uma revolução com mortes e grande derramamento de sangue. Mas com uma série de protestos, que envolvesse todos os setores da nossa sociedade e que culminasse com profundas mudanças em nossas mentalidades, nas leis e nos políticos. Mortes, tiros, bombas, atentados e golpes militares decididamente não é o que desejo para minha nação, mas seria ótimo se um “inverno brasileiro” pudesse ter conotações semelhantes a “primavera de Paris”. Neste caso devo confessar meu pessimismo. Somos um povo muito calmo que parece aceitar tudo passivamente e penso que infelizmente essas manifestações não passam do fim do mês. Depois volta tudo ao normal, a ladroagem continuará jorrando por toda nação, mas, sobretudo em terras candangas.


Apesar de tudo, até poucas semanas trás eu ainda acreditava na figura de Luis Inácio da Silva. Nossa história é controversa e complicada. Nas primeiras eleições da qual Lula concorreu, o candidato do PT obtinha 100% de rejeição quanto ao meu voto. Pensava em uma pessoa rancorosa, radical, mal preparada que iria causar mais problemas ao Brasil do que solucioná-los. Fora Lula, ainda havia a patota do partido. Pessoas reacionárias, com resquícios de revolução cubana ou stalinismo, com sede de vingança, que se tivessem nascido no oriente médio provavelmente estariam mortas por terem carregado artefatos explosivos em seus próprios corpos. Passei anos sem votar no PT até que apareceu “Fernadinho, o belo”. Com seus discursos bonitos, articulado, boa pinta, fama de caçador de marajás e com apoio da maior rede de comunicação do país, o boyzinho foi eleito e os resto da história todos sabem. A parir de então passei a enxergar Lula com outros olhos, foi assim que dei meu primeiro voto ao ex-sindicalista na sua primeira vitória para presidente da nação. Não vou explorar o tema se o estadista foi ou não o melhor presidente, penso que Lula melhorou a nação em vários setores em detrimento a vários outros. Durante o governo Lula o Brasil passou ter dinheiro para quitar a dívida externa, o povo passou a ter mais poder de compra entre outras conquistas. Porém as praticas eleitoreiras do governo petista têm transformado o país em um paraíso de vagabundos. Bolsas família, maternidade e toda uma gama de ajuda a população carente transformaram-se em meios de vida para muitas famílias. Não posso imaginar qual foi o objetivo destes projetos, quando se deram suas criações. Realmente ajudar as pessoas ou angariar milhões de votos? Lula deveria vir à nação e pronunciar-se sobre os escândalos petistas, seria honesto e plausível. Os políticos são seres humanos e cometem erros, porém negá-los veementemente é um erro tolo e politicamente mortal. Para completar a gota d’água, a famigerada PEC 37 também conhecida como PEC da impunidade, que atenta contra todos os interesses da nação.


Falando um pouco de futebol. A copa das confederações teve início com uma sonora vaia no presidente da FIFA Joseph Blatter e na presidente Dilma. O poderoso pediu ao público ‘fairplay’ e as vaias aumentaram. Críticas de alguns elogios de outros, mas bem que o mafioso Blatter mereceu. A FIFA é um antro de negociatas e esquemas corruptos e esse senhor vem a nação, ferida devido aos roubos de anos, falar de ‘fairplay’? No jogo o Brasil, mais uma vez deu a sorte, fez 1×0 logo no início do jogo acalmando os ânimos da torcida e do próprio time. Os nipônicos não ofereceram muito perigo, embora o goleiro Júlio Cesar tenha espalmado duas bolas fáceis de defender, o camisa um da seleção já foi um excelente goleiro, mas não creio que deveria ser titular. Ainda penso que o Brasil ganhou, mas não empolgou. O México, próximo adversário, enfrentou a Itália no Maracanã e o habilidoso Andrea Pirlo fez a festa dos torcedores. O meia da Juventus comemorou sua centésima partida com a camisa italiana e deixou sua marca com um golaço de falta. A Azurra sobrou na partida e poderia ter vencido com mais facilidade se não fosse um pênalti tolo cometido ainda no primeiro tempo, decretando o empate mexicano. No jogo do outro grupo, a campeã do mundo parecia que ia aplicar uma goleada sobre os uruguaios, mas não manteve o ritmo. A Espanha é uma equipe excelente, porém seus zagueiros gostam de bater. Notei durante o jogo que as poucas vezes que os atacantes uruguaios chegavam perto da grande área espanhola eram parados com faltas. O atacante uruguaio, Suárez também entrou para a história em gramados brasileiros ao igualar o recordista de gols pela celeste Forlán. No jogo entre as prováveis coadjuvantes, na segunda-feira, a Nigéria bateu o Taiti por 6×1. O detalhe é que o gol dos haitianos foi muito festejado no Mineirão e bastante comemorado pela equipe, que é praticamente amadora.


Enquanto o jogo entre Itália x México rolava no maracanã, do lado de fora a polícia agrediu gratuitamente vários manifestantes, chegando a inclusive provocar o terror na quinta da boa vista, uma tradicional área de lazer dos cariocas. Pelos relatos muita gente saiu machucada, inclusive crianças e idosos. É essa a democracia?


TROFÉU VAI TOMAR UM UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Mano Menezes no Flamengo. Alguém realmente acredita que isso vai funcionar?

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Idiomas

Últimos Artigos