you're reading...
Esportes

Vai….Foi Corinthians !



Quero deixar meu depoimento sendo torcedor confesso do Clube de Regatas do Flamengo. A confusão causada no trajeto entre o parque São Jorge e o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, pela torcida corintiana me emocionou. Foi uma volta ao passado da minha infância, quando o meu querido Mengo disputou o título, também no Japão, naquele longínquo ano de 1981.


Existiram algumas semelhanças e diferenças entre o Mengo daquele ano e o Timão de 2012. Na época, não desmerecendo os paulistas, a disputa da libertadores era muito mais difícil. Os times brasileiros iam jogar em países como o Uruguai e Argentina e além de sofrerem derrota, quando muito conseguiam um empate, no campo também apanhavam barbaridades devido a violência dos adversários que não era tão coibida. Eram outras épocas, tempo de ditaduras na América do Sul e tudo era preparado para os times da casa tivessem êxito no gramado. Foi assim na final em Santiago, quando soldados do exército de Pinochet exibiam metralhadoras e fuzis a beira do campo, intimidando os atletas rubros negros.


Mas vamos falar das coincidências, o clima que tomou conta naquele ano de 81 foi bem parecido com o de 2014. O Brasil não ganhava um título mundial desde o Santos de Pelé. No máximo havíamos chegado a uma final com o excelente time do Cruzeiro em 76, quando o clube mineiro perdeu do Bayern de Munique na Alemanha e empatou no Mineirão. O que aconteceu no Rio de Janeiro foi uma mobilização geral dos flamenguistas e dos que torciam contra, assim como ocorreu no estado de São Paulo. O embarque, a torcida acompanhando o time ao aeroporto do Galeão e alguns malucos e privilegiados que tinham condições de viajar para Tóquio.


A torcida corintiana deu um verdadeiro show, invadindo o oriente e apoiando o seu clube. Mais uma diferença fundamental entre as duas conquistas, os tempos em 81 eram bastante difíceis até mesmo em termos financeiros, hoje em dia com as facilidades, as várias empresas aéreas, a economia do país estabilizada, fez com que a fiel fosse a principal convidada da festa que os brasileiros protagonizaram no Japão. As imagens de Guarulhos são impressionantes, um mar de torcedores apoiando e dando aquela força para o time.


O clube paulista não fez uma partida digna contra os egípcios no primeiro confronto do mundial. O time visivelmente nervoso praticamente andou em campo e nivelou-se ao fraquíssimo time dos faraós. Na final o timão melhorou, o nervosismo da estreia passou, a equipe se soltou e jogou de igual para igual para o todo poderoso. O goleiro Cássio fechou o gol e foi um dos principais responsáveis pela conquista corintiana. O peruano, Guerrero também tem uma estrela grande, e acabou-se sendo responsável pelos dois gols do timão durante a disputa do torneio. Estou imaginando como será a recepção da fiel quando o clube desembarcar na capital paulista. O Corinthians esta de parabéns e agora sim, o mundo pode acabar no próximo dia 21.


Ainda comparando os anos de 81 e 2014. De lá pra cá o futebol mudou bastante, o suficiente para que admitam que Fernando Torres e Frank Lâmpada (é assim mesmo??) sejam considerados craques. Esses times ingleses são bem marrentos, exatamente como o Liverpool de 81 quando os seus jogadores riram e desmereceram o Mengo quando ambas as equipes entraram em campo para o aquecimento. E por isso que a Inglaterra só possui um único titulo em sua história e mesmo assim jogando em casa e com um gol duvidoso na final. O chamado “Lâmpada” no máximo poderia ser banco no Mengo de 81, em compensação o espanhol poderia ganhar uma vaga como gandula do time.


Até o ano que vem com um novo design do blog. Um feliz natal, um 2013 maravilhoso com várias conquistas e vitórias para todos nós. Isso é claro se o mundo não acabar no dia 21.


TROFÉU VAI TOMAR UM UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Os ingleses disseram que o jogo contra o Corinthians tinha a mesma importância contra o seu próximo compromisso, o Leeds United pela copa da Inglaterra. Chupa…..aliás….Sucks England.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Idiomas

Últimos Artigos

%d blogueiros gostam disto: