you're reading...
Brasil, Esportes, Música, Política

Luto no samba



O mundo do samba está de luto. Na última segunda-feira, o presidente da Mangueira Ivo Meireles confirmou a morte do lendário mestre-sala da escola. Hélio Laurindo da Silva, mais conhecido como Delegado faleceu aos 90 anos. O presidente de honra da Mangueira estava internado na clínica Santa Branca em Duque de Caxias e lutava há três anos contra um câncer. Delegado era filho de um dançarino de valsa e de uma doceira. Seu nome é reverenciado junto a outras personalidades como Carlos Cachaça, Cartola, Balalaica, Chico Porrão que escreveram seus nomes na história da verde e rosa. Sua estreia no samba se deu no longínquo ano de 1948, quando o desfile das escolas do Rio ainda era realizado na Praça Onze. Naquele ano a Mangueira cantou o Vale do São Francisco, de autoria de Cartola e Carlos Cachaça, ficando na quarta posição. Delegado e Nininha, sua parceira, ganharam nota dez e o sambista viraria uma lenda do carnaval carioca. Delegado também fez parceria com outra lenda da escola, a passista Mocinha. Juntos chegaram a ganhar a nota máxima em inacreditáveis 36 desfiles. Mesmo lutando contra a enfermidade, Delegado era presença garantida nos ensaios da escola e ultimamente desfilava no carro baluarte, pois já andava com dificuldades e sentia dores nas pernas. O rapaz chegou ao morro antes da estação primeira. Tinha então sete anos de idade quando Cartola, Cachaça, Saturnino entre outros fundaram a verde e rosa. Seu apelido veio da fama de galanteador na qual “prendia” as moças da comunidade na conversa e no charme. Delegado será enterrado nesta terça-feira ás 10 horas no memorial do Carmo, no cemitério do Cajú.


Até o presente momento o Flu sofreu apenas três derrotas durante a competição. Até o término do campeonato ainda faltarão três jogos sendo perfeitamente normal o clube sofrer algum revés. Já com a taça na mão é normal que exista certo relaxamento, coisa que pode favorecer o Sport, que luta contra o rebaixamento. Apesar dos erros de arbitragem e das piadas dos adversários, o clube das Laranjeiras mereceu o título, aliás a fatura já estava decidida há um bom tempo. A única ameaça real durante o torneio foi o Atlético mineiro, porém o Galo não teve a competência de manter uma constante durante o campeonato. O time de Minas chegou a ficar várias rodadas sem vencer enquanto o tricolor abria uma boa vantagem. O Galo começou a deixar escapar o título a partir da vigésima rodada, quando empatou em casa com a Ponte Preta. Depois perdeu para o Corinthians, empatou com o Bahia, perdeu do Náutico, empatou com Grêmio e com a Portuguesa, apesar de ter conseguido algumas vitórias entre esses jogos. Na vigésima nona rodada o campeonato começou a ser decido. Faltavam então nove rodadas quando o Flu bateu o Bahia em Salvador e o Galo levou três gols do inconstante Internacional. Naquela rodada os tricolores já podiam comemorar. A partir de então bastou o Flu administrar os resultados e decidir o campeonato faltando três rodadas. O Tricolor sem dúvida foi o time mais competente, tem ótimos jogadores e um banco de reservas que auxilia e muito o trabalho de Abelão. Sem dúvida é o maior favorito a conquista da libertadores no ano que vem.


A matança de policiais em São Paulo foi anunciada. A história começou em 28 de maio deste ano, quando a ROTA matou seis criminosos em um lava jato, na cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. De acordo com investigações posteriores, um dos seis mortos foi assassinado após ser detido, na rodovia Ayrton Senna, o mesmo apresentava sinais de tortura. A PM informou na época que quatorze pessoas estavam reunidas no lava jato e tinham como objetivo o resgate de um preso do PCC. Coincidência ou não, pouco tempo depois a facção criminosa emitiu um comunicado convocando seus participantes a realizarem ações de represália á morte das seis pessoas. Desde então vários policiais tem sido assassinados na capital paulista que parece enfrentar uma guerra sem fim.


Um procurador-geral do superior tribunal de justiça desportiva realizou uma denuncia no tribunal, contra o clube Atlético Mineiro. O motivo foi o comportamento da massa atleticana em partida disputada contra o Fluminense, no último domingo. A torcida do galo fez um protesto, diga-se de passagem, muito bem humorado contra o excesso de favorecimento das arbitragens a favor do time carioca. Um mosaico foi estendido nas arquibancadas do estádio Independência nas cores grená, verde e branco onde se lia CBF. Também foram distribuídos narizes de palhaço entre os torcedores, para mostrar a indignação contra erros de arbitragem. O rapaz deve estar querendo aparecer de alguma maneira, fato da qual ele obteve sucesso. Talvez o mesmo não goste do futebol e prefira campeonatos de par ou ímpar. Não será de se estranhar se daqui alguns anos alguma figura queira proibir os torcedores de gritarem GOL no estádio, sobre pretexto de ser uma provocação aos rivais.


Na última segunda-feira, o STF anunciou as sentenças de alguns dos envolvidos no esquema do mensalão. O ex-ministro da casa civil, José Dirceu, foi condenado a dez anos e dez meses de detenção. Além da pena o político deverá desembolsar 676 mil reais como pagamento de uma multa pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. De acordo com as leis brasileiras, Dirceu terá que cumprir pena em regime fechado. Outro político que também recebeu sua pena foi o ex-presidente do PT. José Genoíno foi condenado a seis anos e onze meses de prisão, em regime semiaberto. O ex-homem forte do partido também terá que pagar uma multa no valor de 468 mil reais, condenado pelos mesmos crimes de José Dirceu. Delúbio Soares foi condenado a oito anos e onze meses em regime fechado e tendo que desembolsar o valor de 325 mil reais para o pagamento de multa. Será que pela primeira vez em nosso país veremos políticos atrás das grades?


A convocação de Mano Menezes para o jogo contra os argentinos faz com que cada vez mais eu me considere um ignorante no quesito futebol. A imprensa e os torcedores cobravam desde o primeiro semestre a convocação do artilheiro do campeonato, o tricolor Fred. Quando o campeonato nacional está decidido, que o Flu já pôs a mão na taça eis que o técnico canarinho resolver chamar, não apenas o goleador como mais quatro atletas do campeão brasileiro de 2012. As vezes eu realmente acho que existem muitos esquemas por baixo dos panos em nosso futebol.


A luta para escapar do rebaixamento deve continuar até a última rodada do brasileirão. Neste último fim de semana mais uma vaga foi definida. O Figueirense ao empatar em casa com Sport abocanhou a segunda vaga para a série B em 2013. Restando três rodadas para duas vagas a briga promete ir até o fim. O Sport vem diminuindo a diferença a cada rodada, embora de maneira discreta, para o Bahia e a Portuguesa, os dois primeiros clubes acima do limite dos quatro últimos. O time pernambucano aparentemente tem uma tarefa mais fácil, pois jogará seus três últimos jogos em casa. O time enfrenta o Botafogo, depois o Fluminense (já campeão e deverá jogar sem forçar a barra) e termina a participação em um clássico estadual contra o Náutico. O Bahia, aparentemente, também não deve ter dificuldades em salvar-se. O time da boa terra joga em casa contra a Ponte Preta e o Náutico em casa e disputa a última partida contra o já rebaixado Atlético de Goiás, em Goiânia. O Palmeiras enfrenta o Flamengo no Rio, depois o Atlético de Goiás em São Paulo e o Santos, provavelmente na Vila Belmiro. Quem terá a missão mais complicada é a Lusa. O time que já foi rebaixado no campeonato paulista enfrentará o Grêmio em casa, o Internacional em Porto Alegre e fecha contra a Ponte Preta em casa. A situação do Palmeiras, após a derrota contra o Flu, é muito incomoda. O time alviverde não depende mais dele para sair da degola, e o que é pior. O time tem obrigação de vencer seus três jogos restantes e torcer contra, no mínimo duas equipes. Com 33 pontos, a equipe está a quatro pontos do Sport e a sete da dupla Bahia e Portuguesa. Caso o Palmeiras perca para o Flamengo na próxima rodada, a equipe disputará pela segunda vez em dez anos a segunda divisão do principal torneio de futebol do país. Na opinião deste blogueiro, cairá o Palmeiras e a Lusa.


TROFÉU VAI TOMAR UM UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

O Brasil poderia fazer uma grande festa para a disputa do milésimo jogo da nossa seleção. Um combinado mundial, ou quem sabe a tetracampeã Itália, ou a tricampeã Alemanha, até mesmo nossos Hermanos, os Argentinos. Mas nada disso é a opção. Brasil e Colômbia em Nova Jersey, nos EUA. Parabéns CBF !

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Idiomas

Últimos Artigos

%d blogueiros gostam disto: