you're reading...
Brasil, Esportes, Política

A pizza do século ?



O julgamento do mensalão tem ocupado as principais manchetes dos jornais do país. O processo ainda durará ao menos cerca de dois meses antes de saírem as decisões finais. Este blogueiro acredita que nada irá acontecer com os condenados, assim como tem sido há anos com outros criminosos, e que como sempre tudo acabará na famosa pizza. Porém um detalhe é inegável e inédito. É a primeira vez que um julgamento deste porte e com uma grande importância acontece com tanta divulgação dos meios de comunicação. Quem sabe, e tomara, esse seja um passo inicial rumo a condenação de políticos e corruptos ou ainda a penas mais pesadas.


Um fenômeno está se tornando uma febre nas redes sociais no Brasil. Os usuários estão elegendo o juiz Joaquim Barbosa como herói nacional e transformando Lewandowski em vilão. A que ponto o povo brasileiro chegou, considerar um cidadão que apenas está realizando o seu trabalho um ícone. É preciso que entendamos que honestidade não é qualidade de ninguém, mas sim uma obrigação de qualquer profissional de quaisquer áreas de atuação.


Lembro-me da minha infância. Beatlemaníaco convicto, todas as vezes que algum dinheiro entrava geralmente presentes de parentes, o destino era uma loja de discos perto de casa propriedade de dois irmãos. A escolha era feita pela manhã e a tarde, depois de consultar amigos e pensar bem, era reservada a cerimônia de compra. Quase sempre o principal evento tinha que ser adiado por um pequeno detalhe. Na manhã o preço era um e a tarde o produto havia subido. Era época de inflação galopante e inconcebível na cabeça de um garoto de dez anos de idade que um produto mudasse de preço várias vezes ao dia. Esse tempo acabou e o país conseguiu dominar o fantasma da inflação, mas eu me questiono: Quando dominaremos o mal da corrupção? Talvez Juscelino quando concebeu Brasília, longe de todos os grandes centros do país, já tivesse a ideia de isolar o lugar de protestos, tumultos e até mesmo pancadarias. Assim como acontecem em países estrangeiros. Quem nunca viu nos jornais, estudantes coreanos, por exemplo, se digladiando com a polícia em protestos contra uma ovelha negra que resolveu enriquecer ilicitamente? Aqui a moda não chegou, o brasileiro é acomodado ou seria a distância das grandes capitais para a capital federal que impediriam protestos mais ousados? O Brasil poderia ter algumas saídas contra esse mal que tanto nos aflige. O primeiro caso seria uma mudança na mentalidade dos habitantes da nação, principalmente de nossos políticos. Isso levaria dezenas de anos, sendo necessários milhões de campanhas educativas sem termos a certeza de sucesso. A segunda opção uma mudança radical nas leis que regem o país, tolerância zero para crimes contra a economia do país, simples e diretamente sem pormenores. Provado o roubo o acusado iria direto para a cadeia e conversa acabada. A terceira é pior opção, seria se algum louco tomasse o poder ou até mesmo um golpe militar. Os acusados sairiam de seus locais de trabalhos algemados, julgados por um tribunal militar e quem sabe fuzilados em praça pública para que o mundo todo soubesse. É evidente que este blogueiro descarta e repudia a terceira opção, fazendo apenas um teste de imaginação de como o povo reagiria a tal violência. Não restam dúvidas que as cenas de aplauso e homenagens aos militares rodariam o Brasil de norte a sul.


Uma batalha tem sido travada em uma coluna de um jornalista carioca. Os protagonistas são a atual presidente do Flamengo Patrícia Amorim outro lado o ex-mandatário rubro negro Marcio Braga. O segundo acusa a primeira de incompetência administrativa, fora uma série de irregularidades na qual ele solicita um impeachment da presidente. Patrícia não ficou atrás e esta semana respondeu as acusações com vários dados sobre as desastrosas administrações do ex-deputado federal. No meio do fogo cruzado o maior e mais popular clube do Brasil. As eleições acontecem esse ano e a preocupação da torcida é real e imediata. O clube tem uma dívida milionária, virou sinônimo de bagunça, e se vê as voltas com o mesmo Márcio Braga que parece não querer largar o osso. Há alguns anos atrás o ex-jogador Leonardo em entrevista a um jornal afirmou que a única saída para o clube que o revelou seria ser vendido.


Não houve comentários ou posts aqui sobre as Olimpíadas por um único motivo. Este blogueiro, não acredita e nunca acreditou no tal espírito olímpico (vide o basquete espanhol que entregou o jogo para o Brasil a fim de escapar de um adversário mais forte na fase seguinte, quando acabaram sendo literalmente espancados pelos franceses que também demostraram um grande espirito olímpico). Ninguém me convence do contrário que grande parte dos atletas disputa a competição de maneira irregular, ou se preferirem recorrem ao doping. Com a exceção do vôlei, admirador e torcedor confesso, este projeto de escritor não acompanhou os esportes individuais. De qualquer maneira foi uma grande conquista o ouro das meninas que bateram as americanas, pela segunda vez consecutiva, dando ao excelente José Roberto Guimarães o tricampeonato olímpico. Quanto ao futebol a enganação não poderia ser melhor: Nova Zelândia (potência), Egito (dezoito vezes campeão mundial), Bielorússia (octacampeões olímpicos) e Japão (Dezessete vezes campeão asiático) foram adversários a altura. Quando pegamos uma equipe um pouco melhor, o México na final, dançamos mais uma vez. E Mano continua no comando.


O Flamengo vai apelar mais uma vez para Adriano. Depois de ter faltado inúmeras sessões de fisioterapia devido as noitadas, o rapaz foi liberado pelos médicos do clube e assinou um contrato de risco. Em entrevista nas ruas os torcedores mostraram confiança na recuperação do camisa dez da gávea. Talvez essa grande esperança seja muito mais pena do que realmente um sentimento de crédito ao jogador. Adriano já teve várias oportunidades e desperdiçou todas elas, este blogueiro realmente não acredita na volta por cima embora torça para que o mesmo queime sua língua. Já em Belô, a capital mineira, os boatos e notícias da vida vampiresca do craque Ronaldinho são cada vez mais divulgados. Uma suposta briga com o presidente do Galo teria ocorrido na véspera do jogo contra o Vasco, pelo campeonato brasileiro. O gaúcho disse que tem ambição de jogar pela seleção brasileira e encerrar a carreira no exterior apenas para provar que ainda pode ser útil.


Depois do luto no rock mundial, desta vez o rock brasileiro veste preto. O excelente guitarrista Celsinho Blues Boy nos deixou depois de perder uma batalha contra uma doença. Para os amantes do gênero vamos aumentar o rádio que isso ai é rock’n roll.


TROFÉU VAI TOMAR UM UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Para o meu querido ex-presidente Lula. O senhor pode não querer comentar o fato do mensalão meu nobre, mas afirmar a jornais estrangeiros que isso nunca existiu é demais, não?

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Idiomas

Últimos Artigos

%d blogueiros gostam disto: