you're reading...
Brasil, Esportes, Música

A seleção não dá mais tesão



Eu havia comentado um assunto com um amigo há algumas horas antes do jogo de estréia do Brasil na copa América. Ao assistir um programa na segunda-feira em um canal de esportes, um comentarista profissional fez o mesmo discurso que eu havia feito um dia antes. O Brasil já não tem o mesmo tesão pelos jogos da seleção como havia antigamente. Lembro-me da época de garoto na escola quando havia uma apreensão pelo início da competição. Nas rodas de amigos o assunto não era outro a não ser a poderosa Bolívia de Jimenez e Aragonés (coisas de crianças), e é claro os gigantes Argentina e Uruguai. A turma ao final da aula ia trocar figurinhas dos jogadores e apostas eram feitas. No dia seguinte era difícil do professor dar aulas devido aos debates dentro de sala sobre a peleja da noite anterior. Pois sou professor hoje em dia e nenhum aluno meu falou uma vírgula sobre a competição. Eles falam do Flamengo, do Corinthians, do Cruzeiro, do Brasileirão, mas nada sobre seleção. Não consigo elaborar um fato concreto da qual o público tenha perdido o interesse ao longo dos anos. Mesmo os amistosos, na minha época de garoto, eram esperados com empolgação e excitação. No jogo contra a Romênia, uma boa parte do público se retirou do estádio após o intervalo, eles vieram apenas se despedir de Ronaldo e se recusaram a ver o fim do jogo. O que estará acontecendo com as novas gerações ? Talvez o fato do futebol não ser mais o único esporte difundido, naquela época um jogo de vôlei na TV era impossível, tenha quebrado a preferência das novas gerações. O fato é que o Brasil não empolga mais e a copa América é mais um desses campeonatos sem importância que todos torcem para que acabe logo para o “recomeço” do Brasileirão.


Há exatos 40 anos o mundo perdia dois grandes poetas da música. Em 3 de julho de 1971, o vocalista da banda The Doors, Jim Morrison foi encontrado estático na banheira de sua casa, em Paris, por sua esposa Pamela Morrison. A causa divulgada, ataque do coração ainda é contestada por muitos fãns que acreditam na tese de assassinato ou overdose. James Douglas Morrison era um ícone iconoclasta de uma geração que marcou a juventude americana. Filho de um almirante e de uma funcionária ambos da marinha, Jim logo se tornou contestador e antagônico ao ponto de vista dos pais. O jovem Jim cursou a UCLA e algum tempo depois se encontrou com um antigo companheiro de sala na praia de Venice, Califórnia. Jim mostrou ao amigo, Ray Manzarek, alguns dos poemas que ele havia escrito e dali surgia uma das melhores e mais influentes bandas de rock de todos os tempos. Baseado em um livro de Aldous Huxley, “The doors of perception” a banda contou ainda com Rob Krieger e John Densmore. A carreira foi marcada por escândalos e bebedeiras. Em um concerto na Florida Jim saiu do palco algemado acusado de exibir a genitália para o público. Condenado ele decidiu se mudar para Paris onde faleceu aos 27 anos. Jim foi sepultado no famoso cemitério Père-Lachaise, na capital francesa, ao lado de celebridades como Oscar Wilde, Marcel Proust, Honoré de Balzac, Bergerac, Fréderic Chopin, Marcel Marceau dentre outros.


Três dias após a morte de Jim, em 6 de julho de 1971 o mundo perdia uma das maiores vozes do jazz mundial. Vítima de um ataque de coração um mês antes de completar 70 anos. Louis Daniel Armstrong nasceu em Nova Orleans, berço do Jazz, em uma família pobre da qual o pai abandonou-os quando o músico tinha 11 anos. Sua mãe era prostituta e o pequeno Louis trabalhava como sapateiro ambulante e entregador de jornais ajudando nas despesas de casa. Ainda criança Louis foi enviado ao reformatório de Colored Waif’s Home, o motivo de sua detenção foi uma brincadeira de criança. Ele disparou tiros de 38 para o alto na véspera do ano novo. Na instituição ele teve seu primeiro contato com a música, onde começou a tocar corneta na banda do reformatório.  Seu primeiro trompete foi comprado com a ajuda de uma família de imigrantes russo-judia, os Karnofskys. Louis considerou a família como seus parentes, que cuidavam dele enquanto a mãe trabalhava, e até o fim da sua vida passou a utilizar a estrela de David. O músico foi um gênio do Jazz e suas canções e voz inconfundíveis foram até temas de filmes Hollywoodianos. Louis faleceu em sua casa, Nova Iorque, dormindo. Suas últimas palavras foram:”I had my trumpet, I had a beautiful life, I had a family, I had Jazz. Now I am complete.” O cantor está enterrado no cemitério de Flushinh, em Nova Iorque.


As semifinais do vôlei já têm seu grupo da morte definido e sobrou para Brasil. A equipe vai enfrentar três pedreiras que tem dado muito trabalho a rapaziada de Bernardinho. No primeiro jogo o Brasil pega Cuba e depois os Estado Unidos e os Russos por último.


Eu achei que já havia visto de tudo no futebol, mas perder um jogador para o futebol chinês (eu nem sabia que se jogava futebol por aquelas bandas) e pagando o terceiro maior salário do mundo para mim é novidade. O Flu não teve como manter o argentino Dario Conca e o clube sem Fred corre o risco de desabar no Brasileirão.


A decisão de acabar com o vestibular da UFRJ geraram uma polêmica. O que farão os alunos que estão há seis meses se preparando para um determinado modelo de vestibular e agora se vêem obrigados a mudar seus projetos e métodos de estudos ? Que a mudança aconteça sim, mas de maneira gradativa e não assim de uma hora para a outra.


O Brasil empatando com a poderosa Venezuela, a Argentina empatando com o esquadrão Boliviano e o Uruguai arrancando mais um empate com o glorioso Peru ! Será que a final desta copa América vai ser entre Nepal e Botswana ?


Enquanto o Brasil sofre para empatar com a Venezuela a nossa craque Marta continua a brilhar no futebol feminino. O Brasil se classificou em primeiro lugar do seu grupo com três vitórias incontestáveis na primeira fase.


TROFÉU VAI TOMAR UM UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Essa história do Cielo está mal contada heim. A culpa foi da farmácia de manipulação ? Então nossa homenagem é para a farmácia e quem acredita nisto.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Idiomas

Últimos Artigos

%d blogueiros gostam disto: